GEOPARK IDRIJA - GEOPARQUE GLOBAL DA UNESCO (CENTRO PARA O PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE DE IDRIJA)
O Centro para o Património da Humanidade de Idrija (IHC) é um instituto público que coordena o sistema de gestão, conservação e promoção do património na região de Idrija e condições para a interpretação e desenvolvimento turístico sustentável da zona de Idrija. O IHC é também a maior organização turística no Município de Idrija, que é responsável pela conceção e marketing das atracções turísticas, informando sobre a oferta turística e a sua promoção, co-design da oferta turística Eslovena e promoção do desenvolvimento de atividades turísticas. O IHC é o operador e coordenador das atividades do Geopark Idrija. O IHC tem 11 funcionários.
O Geopark Idrija, que abrange todo o Município de Idrija com 294 km2 e cerca de 12000 habitantes, é coordenado pelo IHC. Os três principais campos de atividades do Geopark Idrija são geoconservação, a educação e o desenvolvimento sustentável de áreas rurais (com geoturismo). No domínio da educação, a Rede de Escolas no Geopark de Idrija foi estabelecida em 2012, que inclui quatro escolas básicas na área (nomeadamente a Escola Básica de Idrija, a Escola Básica de Spodnja Idrija, a Escola Básica de ÄŒrni Vrh e a Escola Básica de Cerkno). Todas as escolas têm um programa de 9 anos de escolaridade no currículo da República da Eslovénia.
No Geopark Idrija, criaram 22 rotas temáticas (para caminhadas ou ciclismo) que ligam o património natural e cultural, bem como a oferta turística em diferentes áreas do geoparque (hotéis, guest houses, atividades desportivas, museus nas zonas rurais, etc.). Algumas dessas rotas são especialmente apropriadas para grupos escolares, por causa das extensões e conteúdos (património natural e cultural) nestes percursos. Alguns programas já foram realizados e testados nestas rotas.
GEOPARK MAGMA - GEOPARQUE GLOBAL DA UNESCO
O Magma Geopark (MGP) é uma empresa que pertence maioritariamente a instituições públicas, incluindo municípios, regiões, museus e duas organizações de atividades ao ar livre. O MGP foi criado em 2006 como um projeto de desenvolvimento regional. A área do MGP (2329 km2) cobre o território de 5 municípios no Sudoeste da Noruega. O MGP está localizado a cerca de uma hora de carro ou de comboio a sudeste de Stavanger. O MGP pretende promover o seu património geológico e cultural único para ajudar a desenvolver e sustentar a Região. Em 2009, foi criada uma empresa privada sem fins lucrativos com o nome Magma Geopark AS e, em 2010, o MGP tornou-se o segundo membro escandinavo das redes europeias e globais de geoparques, apoiadas pela UNESCO. O novo plano estratégico de desenvolvimento empresarial (2010-2021) para a região de Dalane (incluindo 4 dos 5 municípios abrangidos pelo MGP) considera o MGP como uma importante iniciativa regional no domínio do turismo. As principais áreas de atividade do MGP são: desenvolvimento e promoção de 46 locais do geoparque para fins turísticos e educativos, desenvolvendo novos pacotes turísticos não só para turistas como também para público escolar, apoio ao trabalho educativo com escolas locais e jardins-de-infância, também na organização de eventos.
Desde o início, o MGP tem cooperado fortemente com a Universidade e o Hotel Internacional de Stavanger, bem como com organzações que lideram o Turismo na região, a fim de melhorar a estratégia no setor do turismo e reforçar a parceria em várias candidaturas a projetos.
GEOPARK NATURTEJO – GEOPARQUE GLOBAL DA UNESCO
A Naturtejo é uma organização intermunicipal pública, sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Geopark Naturtejo - Geoparque Global da UNESCO, no âmbito do Programa UNESCO. A organização foi criada em 2004 com o objetivo de organizar o setor de turismo regional e promover o desenvolvimento turístico de municípios parceiros e empresas locais para a diversificação socioeconómica sustentável da área, com base no património natural (geológico), cultural e histórico. A sua gestão ocorre através da investigação e conservação do património planeado com os municípios, atividades educativas para escolas locais e estrangeiras, consultoria e apoio a empresários privados. Atualmente, os parceiros representam 7 municípios que administram a área total do Geoparque Naturtejo (5050 km2, mais de 5% do território nacional), envolvendo 93 000 habitantes e 24 empresas privadas como parceiros associados. A intervenção diária da Naturtejo no ordenamento e gestão do território, junto das autoridades locais está relacionada com a proteção, sensibilização e valorização do património geológico. Isto é conseguido em estreita ligação com outros patrimónios naturais e histórico-culturais relacionados, através dos programas educativos e da organização do turismo local sob uma estratégia de Turismo Natural para a região. Os Programas Educativos do Geoparque Naturtejo são desenvolvidos pelo Gabinete Educativo e possuem uma forte componente social, em colaboração direta com as escolas locais, ao longo do ano letivo, movendo milhares de alunos todos os anos para as suas paisagens naturais. As rotas do geoparque já estão a ser promovidas em vários países da Europa por operadores turísticos internacionais, divulgando exemplos de boas práticas de turismo sustentável premiadas várias vezes por organizações internacionais, como o Skal International Ecotourism Award.
O Gabinete Educativo da Naturtejo realiza atividades educativas que envolvem cerca de 3000 alunos e professores todos os anos, vindos de escolas locais e de outras regiões do país, desde o ensino pré-escolar até às universidades séniores.
ESCOLA BÁSICA ÄŒRNI VRH
A Escola Básica ÄŒrni Vrh é uma pequena escola pública na área rural, que tem importância significativa para a comunidade local, uma vez que é geograficamente distante dos principais centros económicos.
A vida no planalto de ÄŒrni Vrh tem evoluído sob a influência do seu isolamento geográfico dos grandes centros económicos, a sua reduzida estrutura de transportes públicos e de outras características geográficas (zona montanhosa com altitudes entre 650 e 1100 metros, superfície cársica, escassez de água, altitude elevada e clima severo). Todas estas características deixaram uma marca no património cultural, que também é preservado pela Escola Básica de ÄŒrni Vrh.
A escola está profissionalmente ligada ao Instituto Nacional de Educação da República da Eslovénia através de diferentes projectos de desenvolvimento. Esta ligação permite o enriquecimento do trabalho profissional dos seus funcionários que procuram modernizar a educação.
O seu envolvimento ativo no projeto europeu PROFILES, liderado pela Faculdade de Educação da Universidade de Ljubljana, prova que estão qualificados para ensinar ciência e com essa qualificação desenvolver trabalhos de investigação em parceria.
Apesar da pequena dimensão da escola ou talvez por causa dela, a escola é muito ativa quando se trata de programas de educação pública e outras atividades extracurriculares, que ampliam o nosso currículo e conectam a escola com pais, habitantes, sociedade e outras instituições públicas que são ativas no município de Idrija. As atividades e os recursos reunidos e produzidos até o momento são uma boa base para o desenvolvimento de módulos de ensino, estruturados a partir do conhecimento das características locais colocadas à escala global. A Escola Básica de ÄŒrni Vrh pode e sabe como ligar todos os grupos sociais na comunidade local.
A escola também criou um trilho educativo na floresta, que agora é usado no trabalho do Geopark Idrija. Numa área muito pequena, ele apresenta apelativamente uma estreita conexão entre a natureza e o ser humano e é um excelente exemplo de uma boa prática educativa da Escola Básica ÄŒrni Vrh. O trilho educativo é um modelo do nosso trabalho de qualidade e dá aos visitantes a oportunidade de aprender a partir dele. O trilho foi desenvolvido como uma ferramenta didática e emergiu das necessidades das práticas de ensino moderno e da necessidade do ensino de campo.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSE SILVESTRE RIBEIRO
O Agrupamento de Escolas está localizado no interior de Portugal com uma população de 7 habitantes/Km2 e com uma população maioritariamente envelhecida. A população escolar é composta por 840 alunos, distribuídos da seguinte forma: Educação pré-escolar 127 crianças, 1º Ciclo do Ensino Básico 282 alunos, 5º e 6º ano 133 alunos, 7º, 8º e 9º anos incluindo CEF 173 alunos, Ensino secundário, incluindo cursos profissionais e vocacionais 125 alunos. Estes alunos são de todas as freguesias do concelho.
A escola é o lugar certo para testar na prática qualquer projeto educativo. É o elo de ligação entre os peritos que desenvolvem as estratégias pedagógicas no âmbito do atual projeto Erasmus+ e a sua implementação em sala de aula, adaptando-se às circunstâncias locais e a muitos problemas típicos das zonas rurais em Portugal. Isto também diz respeito à grande dispersão geográfica de estudantes e escolas, que tem um grande interesse para o projeto. Os professores envolvidos no projeto são do Departamento de Ciência e Tecnologia da escola, com vários anos de experiência no desenvolvimento de aulas em Ciências Naturais (Biologia e Geologia).
A aplicação de novas tecnologias na sala de aula é fundamental para uma região que ainda tem algumas dificuldades no acesso à Internet e onde muitos jovens ainda não estão realmente conscientes sobre as oportunidades que podem obter em sua terra natal se utilizarem as novas tecnologias de comunicação, para aumentarem os seus conhecimentos sobre o mundo e poderem obter os benefícios adequados.
UNIVERSIDADE DE LJUBLJANA
A Universidade de Ljubljana (UL) é uma instituição autónoma pública educativa, de investigação científica e é uma instituição artística com uma tradição enorme. É a mais antiga e maior universidade da Eslovénia. Foi criada em 1919 e abrange 26 membros de pleno direito (3 academias de artes e 23 faculdades) e 3 membros associados (Biblioteca Nacional da Universidade, Biblioteca Técnica Central da Universidade de Ljubljana, Instituto de Inovação e Desenvolvimento da Universidade de Liubliana).
A UL é muito ativa em educação e investigação internacional. Tem 286 grupos de pesquisa com mais de 3000 investigadores registados (548 ESR). A UL possui 175 programas de investigação, 228 projetos básicos e 88 projetos de investigação aplicada, 27 projetos pós-doc e 39 projetos de pesquisa direcionados (CRP) e 7 plataformas tecnológicas. No período 2007-2013, esteve envolvida como instituição de parceria ou de coordenação em 160 FP7. Em 2013, a UL coopera em 421 projectos internacionais em execução, incluindo 108 projetos em fase de FP7 e mais de 310 projetos educativos e de investigação financiados por programas comunitários da UE (TEMPUS, ERASMUS, Leonardo da Vinci, DAPHNE, SafeInternet, eLearning, eTEN, Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e muitos mais).
A Universidade de Ljubljana (UL) está envolvida na maioria das atividades previstas do projeto ESTEAM. Com base em investigação e conhecimentos prévios (projetos de investigação e de aplicação, nacionais e comunitários) a UL fornece um importante quadro de conhecimentos necessário ao desenvolvimento do projeto ESTEAM.
LOCATIFY EHF
A Locatify Ltd. é uma PME islandesa com fundos privados, fundada em 2009. A Locatify é especializada em tecnologias inovadoras para produção de conteúdo baseado na localização para smartphones e tablets utilizando as tecnologias disponíveis no dispositivo, e tornando-as disponíveis e fáceis de usar para os utilizadores.
Os clientes da Locatify são das áreas de turismo, educação e entretenimento. Eles usam o Locatify Creator CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) para gerir o conteúdo e publicá-lo em aplicações marcadas para o cliente. A Locatify mantém continuamente e amplia a plataforma CMS Creator com novas inovações técnicas para fornecimento de conteúdo baseado na localização.
Com este sistema os utilizadores podem facilmente criar passeios e jogos para uso em atividades desenvolvidas em espaços interiores ou ao ar livre, como guias, trilhos para caminhadas e caças ao tesouro. Com os elementos do jogo de caça ao tesouro, os jogadores obtêm desafios no smartphone, no local certo.
A equipa da Locatify é formada por 5 funcionários: Web designer, programadores e gerente de marketing, todos empenhados em oferecer as soluções para a publicação de conteúdo interativo e jogos para dispositivos móveis.
A Companhia é o principal líder no desenvolvimento de instrumentos TIC: Base de Dados, Páginas Web, plataformas de E-learning e aplicações de jogos educativos.